"Debaixo d'água tudo era mais bonito, mais azul, mais colorido, só faltava respirar.
Mas tinha que respirar, mas tinha que respirar... todo dia"

Arnaldo Antunes

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

*
*
*
*
*
"Hoje em dia, Clarissa acredita, deve-se medir as pessoas primeiro pela bondade e capacidade de devoção. A sagacidade e o intelecto muitas vezes cansam; nossas pequenas exibições de gênio"
-
Michael Cunningham
*
*
*
*
*

6 comentários:

marcela primo disse...

§

Não sei se é possível medir pessoas...

Beijo-te-flor!

Terás um dia maravilhoso.

PS. Você não conseguiu ouvir a música? É só clicar na setinha "play".

§

O Velho disse...

Eu assisti sim o documentário "Quem somos nós", Hugo, e muito me adimira que você o tenha assistido, porque esse é um dos filmes que desmente muitos mitos criados pela ciência, tal qual o de que somos apenas o câncer do mundo.

Há evidências ao nosso redor de que há uma inteligência maior que governa tudo o que existe. Há evidências de que essa inteligência seja repleta de amor. Seja puro amor. Claro que a gente destrói as coisas e faz maldades, mas é porque essa inteligência nos deu essa liberdade. No entanto, seu amor por nós permite que recomecemos sempre.

Só destruimos porque ainda não percebemos que temos essa responsabilidade, e responsabilidade é poder.

E o poder pode ser usado tanto para o bem quanto para o mal.

Cabe a nós darmos o primeiro passo, pois ainda engatinhamos nesse caminho de responsabilidades que nos foi dado, e temos muito o que aprender, apesar da ciência e dos intelectuais acharem que já sabemos de tudo. Não acha?

O Velho disse...

Concordo!

Acho que você tem toda razão.

Mas esses são os pontos negativos, que não me atraem muito. Pontos negativos sempre existirão. E não acho que nós somos apenas "capazes de fazer o certo" ou expandir o amor. Acho que nós existimos para isso!! Essa é a grande resposta daquelas perguntas da minha última postagem. O problema é que não sabemos o porque das coisas serem assim. Mas são, e sabemos intimamente da importância dessas qualidades (senão, ninguém nem você mesmo estaria indignado com as coisas ruins do mundo).

Sabe que tem muita gente que não gosta do Orkut, achando que ele mata o romance. Eu discordo. Acho que as novas coisas trazem novas idéias, novos conceitos e novos paradigmas, que não são melhores nem piores que os antigos, apenas novos. É nesse sentido que também não acho que tenho que morar numa casa de Sapê para ser zeloso à natureza. Acho que temos que assumir a responsabilidade.

Concordo que eu não faço as coisas certas o tempo todo. Acho que nem 50% do tempo. Mas é ai que está o desafio: Melhorar a cada dia, assumir nossa responsabilidade e conciliá-la com um desenvolmento do intelecto e da alma para um mundo e uma sociedade sempre melhores.

Adriano Veríssimo disse...

Não entendi o seu comentário meu amigo...

"Bom estar distante...


Careço!"

?


?

?

O Velho disse...

Hugo, você está deturpando minhas palavras. Talvez eu não tenha sido claro.

Nunca disse que o "cancer" tinha algo a ver com nosso intelécto. Digo mesmo de nossas ações. Só que é uma questão de ponto de vista. Há muitos pontos positivos mesmo em nossas ações.

Nunca duvidei que você fosse do bem! Sempre soube disso! rsrs

A grande questão não é a bondade do coração, mas a própria existência, e os porques dessa existência.

Vou citar um exemplo: Uma criança tem que arrumar seus brinquedos. Os pais tentam ensinar a criança a importância disso, mas ela não vai entender tão rapidamente. Ela pode até arrumar, em respeito aos pais, mas não vai saber o porque. Se soubesse, faria com muito mais prazer e dedicação. As pessoas não são más por natureza.

Somos todos iguais, tenho certeza que você também pensa assim. Concordo que, por mais que ajamos positivamente, existe o dobro de pessoas fazendo o inverso. Mas isso é porque essas pessoas não enxergam além de seus próprios umbigos, e não por serem essencialmente más. E quando falo em ponto de vista positivo, não falo em ações positivas, falo em observar o mundo buscando o que há de bom, seja para incentivar ou imitar.

Quanto ao filme, minha colocação é que ele mostra o quanto o universo é mais amplo do que imaginamos, e o poder (que pode ser traduzido em responsabilidade) que temos em manipulá-lo apenas com nossa vontade.

Em suma, o lado positivo e o lado negativo existem em todos os pontos de vista, mas o lado positivo é sempre o mais importante, porque é a vontade dessa inteligência superior. Não confunda isso com passividade, ou excesso de benevolência, pois também creio que precisamos ser enérgicos e diretos em perceber o que está errado para melhorar o mundo.

Só que o lado positivo é a semente escondida dentro do fruto. É o norte da bússula a ser seguido, para que não caminhemos a esmo. É isso o que quis dizer! Creio que você concorde comigo, só quis ser mais claro agora.

O Velho disse...

concordo, Hugo! rsrs


Não acho que nossos pontos sejam tão divergentes assim, acho que, como você disse, estamos tratando de assuntos diferentes sem perceber... rsrs

Fico com a sua opção pelo tabaco e álcool (apesar de não bebe nem fumar, bebo e fumo passivamente hehe).

Abraço.

;-)